Aposto que você também já ouviu que para ter qualidade de vida, cuidar da alimentação é essencial, certo? E realmente, quando adotamos uma dieta balanceada, podemos prevenir diversas complicações, sejam renais, diabéticas, cardíacas, hipertensão, etc. E com a nossa saúde ocular não é diferente!
A DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade), por exemplo, é uma doença que causa uma lesão progressiva na retina (que é a área responsável pelo processamento da nossa visão), e uma das suas consequências é a perda gradual da visão central. Um dos fatores principais para que ela se desenvolva, é uma alimentação com baixo nível de Vitamina D e E ao longo da nossa vida. Outro exemplo bem claro, é a hipertensão e a diabetes, que são respectivamente o excesso de sal e açúcar no sangue e estão entre as principais causas de cegueira que poderiam ter sido evitadas.
A retina é um ambiente de alto estresse oxidativo, ou seja, há uma grande quantidade de radicais livres, que são moléculas que danificam as proteínas e DNA nas células e são produzidas pelo nosso próprio organismo. Uma ótima alternativa para combater esses radicais livres é apostando em uma alimentação antioxidante, que vai auxiliar na proteção da sua retina contra esses radicais, além de regular o brilho e melhorar o contraste, aumentar o alcance visual e ainda reduzir os danos causados pelas luzes azul e ultravioleta (que são encontradas na tela do computador e do celular, por exemplo).
Para uma alimentação antioxidante, você pode apostar principalmente nas Vitaminas A – fígado, gema de ovo, leite, folhas verdes (espinafre, couve, beldroega, mostarda), vegetais amarelos (abóbora e cenoura) e frutas amarelo alaranjadas (manga, goiaba, mamão, caju, caqui), mas as principais fontes de Vitamina A são as frutas oleaginosas (buriti, pupunha, dendê e pequi); Vitaminas C – acerola, brócolis, couve, pimentão amarelo, caju, goiaba, salsa, limão, kiwi, mamão e laranja; e Vitaminas E – semente de girassol, óleo de girassol, avelã, óleo de milho, óleo de canola, azeite, castanha do pará, amendoim, amêndoa, nozes e acelga.
Já uma dieta rica em gorduras boas e ômega 3, vai te ajudar na formação da lágrima, impedindo que seus olhos fiquem ressecados e prevenindo a Síndrome do Olho Seco. Alimentos como peixes (salmão, atum, truta, anchovas), linhaça, abacate e castanhas são ótimos aliados.
Já a Vitamina D é responsável por uma boa circulação sanguínea, conduzindo o oxigênio para a retina e mantendo as células sadias e funcionais. Algumas fontes ricas em Vitamina D são a gema de ovo, atum, salmão, fígado, frango, tilápia, cogumelos e sardinha. Enquanto o zinco, uma das principais substâncias do olho, age nos neurotransmissores da retina e você pode encontrar em ostras, carnes, feijão, amêndoas, castanha de caju, chocolate amargo, nozes e arroz integral.
Esses são apenas alguns exemplos de vitaminas e proteínas que podem ajudar a melhorar a qualidade da sua visão e a evitar ou retardar doenças oculares, mas precisamos lembrar de cuidar do nosso organismo como um todo e que beber a quantidade diária de água indicada (2L), faz toda a diferença. E agora que você já sabe quais alimentos podem auxiliar na saúde dos seus olhos, o que acha de fazer um update na sua dieta e ampliar sua visão sobre o futuro?